O que é VRML ?



Dicas para quem quer começar a usar ou a fazer VRML

O que é VRML ?

Do ponto de vista de quem usa, VRML é simplesmente um tipo de arquivo (.wrl, por causa de "world", ou mundo) contendo a descrição de cenas 3D interativas que aparecem numa página na Internet - da mesma forma que arquivos HTML (.htm ou .html) contêm a descrição do texto e das imagens 2D da página.
Quando um documento VRML é acessado, o seu browser (Netscape ou Internet Explorer) vai exibir o mundo tridimensional que ele contém, e que você poderá explorar, se movendo, examinando e interagindo com objetos.
Com VRML a Web deixa de ser apenas bidimensional, entrando na era da "Internet 3D", interativa e multimedia ! E dá um grande passo em direção à "Second Web", que vai integrar ainda isso tudo com a televisão digital.
Para ver uma página contendo VRML, não é preciso saber nada sobre a linguagem VRML, só aprender a se movimentar com seu browser ("navegar") nas cenas em 3D, como num jogo tipo Doom ou Quake.
Quem permite este controle sobre um mundo VRML é um "browser VRML" (por exemplo, o Cosmo Player 2.0 ou o Microsoft VRML 2.0 Viewer), que deverá estar instalado como um plug-in do seu browser "convencional".

Como instalar o Cosmo Player 2.0

O Cosmo Player 2.0, da Cosmo Software / Silicon Graphics, é a última versão do browser VRML mais utilizado. Ele tem uma interface de navegação bem amigável, e é otimizado para tirar proveito da capacidade gráfica do seu micro.
E é gratuito. Basta fazer um download direto da Cosmo Software, clicando o botão abaixo. Você irá trazer um único arquivo, chamado cp20setup.exe (com aproximadamente 3Mb), e executá-lo. Basta então responder a algumas perguntas do procedimento de instalação, e você estará pronto para explorar os mundos virtuais da Internet !

Uma vez instalado o Cosmo Player, o próximo passo é aprender a navegar em 3D.



Como navegar em 3D com o Cosmo Player

A maneira mais básica possível de se movimentar em um mundo 3D com um browser VRML (e a mais fácil para aqueles que ainda não se entendem muito bem com o mouse) é muito semelhante à de jogos 3D, como o Doom: usando, no teclado, as setas para cima e para baixo para andar para frente e para trás, e as setas para a direita e para a esquerda para virar para um lado ou para o outro.
Porém os browsers VRML apresentam muitos outros recursos de navegação. Para não se confundir com tantas opções, preocupe-se inicialmente apenas em dominar a navegação básica, e só depois parta para os recursos mais avançados.
Na maior parte do tempo será suficiente arrastar com o mouse (ou usar as setas) para se locomover para a frente e para trás e virar para os lados, eventualmente pressionando também a tecla Ctrl para olhar em volta sem se mover, ou a tecla Alt para se mover lateralmente. Usando estas teclas você pode, por exemplo, dar uma olhada rápida ao redor e seguir em frente, sem mudar o controle ativo.
Veja a seguir os principais controles do Cosmo Player 2.0.
Algumas dicas importantes:
  • Ao navegar com o mouse, inicialmente mova-o bem devagar, especialmente em cenas mais "pesadas", quando fica mais difícil se mover. Assim você poderá ter um bom controle, mesmo em computadores mais lentos, que não conseguem redesenhar a cena muito rapidamente. Se você mover o mouse muito rapidamente, seu ponto de vista ficará "pulando" de um lugar para o outro da cena, e será muito difícil se orientar. (É possível também alterar a velocidade normal de deslocamento, clicando no controle de Preferências.) 
  • Aprenda logo a voltar para o ponto de vista inicial, caso você fique meio desorientado (o que é bem comum no início ...). É só usar a tecla Home. As teclas PageUp e PageDown percorrem os outros pontos de vista pré-definidos pelo autor da cena (se ele quiser). 
  • Comece treinando com exemplos simples e pequenos. Um bom exemplo para treinar a navegação é o das escadas (por David Nadeau). Experimente subir as escadas e passar por baixo delas. Depois explore outros recursos, como olhar em qualquer direção (tente quando estiver embaixo da escada...), andar para o lado, etc.
Com os conhecimentos básicos de navegação, agora é só desbravar os mundos virtuais da Internet ! Veja por onde começar.



Sites

Existem inúmeros sites na Internet com VRML e sobre VRML. Aqui não vamos listar todos eles, apenas indicar algumas referências fundamentais.Exemplos de VRML
Um excelente ponto de partida para ver alguns exemplos é a VRML Gallery, da Cosmo Software.
Tenha apenas o cuidado de começar pelos exemplos menores e mais simples, que carregam rápido e são fáceis de controlar. Se você sentir que seu micro está mantendo um bom desempenho, parta então para os exemplos mais sofisticados.
Sites sobre VRML
Para quem quer ir mais fundo, criar seus próprios mundos e aprender mais sobre VRML, as duas referências mais importantes (em inglês) são os sites da Cosmo Software - cosmosoftware.com (ex vrml.sgi.com), e o VRML Repository - www.sdcs.edu/vrml. Nestes locais é possível achar quase tudo que diz respeito a VRML.


Como criar mundos em VRML

A princípio é possível criar seus próprios mundos sem conhecer nada sobre a linguagem VRML, uma vez que existem vários modeladores VRML no mercado, e a maioria dos modeladores tradicionais (como o 3D Studio) já é capaz de salvar cenas em formato VRML (além de existirem diversos conversores de formato disponíveis na Internet).
Mas, para a criação de mundos realmente eficientes, o conhecimento da linguagem torna-se muito importante. Para aprender, você pode recorrer a cursos ou tutoriais.

Nos diversos sites sobre VRML existentes há vários tutoriais à disposição. Em português, estão disponíveis as notas de aula (em HTML e VRML) do tutorial Introdução à VRML , apresentado no Sibgrapi97 (Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens) de 1997.

http://www.tecgraf.puc-rio.br/~reis/vrml/