quarta-feira, 29 de junho de 2011

O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO

O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO

.

INTRODUÇÃO: Sugerimos para este estudo a leitura do capítulo 8 do livro “Mais que um Carpinteiro” de Josh McDowell.

TEXTO PARA CONSULTA: João 20-21

PERGUNTAS PARA REFLETIR:

Quem viu Jesus vivo após Sua ressurreição?

1. Maria e as outras mulheres – Mateus 28.8-10; João 20.11-18; Marcos 16.9-10

2. Pedro – Lucas 24.34; 1 Coríntios 15.5

3. Os discípulos na estrada de Emaús-Lucas 24.13-32; Marcos 16.12

4. Os discípulos, com exceção de Tomé – Lucas 24.36-43; João 20.19-25

5. Os discípulos, com Tomé – Marcos 16.14; João 20.26-29.

6. Sete dos discípulos no mar da Galiléia – João 21.1-24.

7. Os apóstolos, mais 500 pessoas e Tiago – 1 Coríntios 15.6-7.

8. Todos aqueles que testemunharam a ascensão – Mateus 28.18-20; Marcos 16.19; Lucas 24.44-53; Atos 1.3-12.

Quais as evidências de que Cristo ressuscitou da morte?

1. A pedra foi rolada da entrada do sepulcro – Se o anjo não moveu a pedra, quem o fez? (Mateus 28.1-8)

2. A mensagem dos anjos (mesma passagem acima). O que os anjos disseram sobre Jesus?

3. O sepulcro selado – Mateus 27.65-66. Quem quebrou o selo arriscando-se a ser punido de morte?

4. Os lençóis de linho – Como os lençóis de linho, que cobriam Jesus, levaram João a crer? (Lucas 24.12; João 20.1-9)

5. Aqueles que conheciam bem a Jesus O reconheceram. Por que Maria não O reconheceu imediatamente? Quando ela conseguiu reconhecê-lO? Como Tomé O reconheceu? (João 20.15-19 e João 20.24-28)

6. O túmulo vazio. Leia a conspiração dos judeus em Mateus 28.11-15. Por que a declaração feita por eles não poderia ser verdadeira? Se os discípulos roubaram o corpo, por que arriscariam suas vidas por uma mentira? Eles concordariam em morrer martirizados por uma farsa? E, se por outro lado, foram os judeus que roubaram o corpo, por que não o mostraram publicamente para acabar com os rumores da ressurreição de Cristo?

1. Vidas transformadas – Os discípulos estavam esperando a ressurreição? (João 20.9). Deveriam ter esperado (Leia João 10.17-18; 11.25-26)? O que poderia ter causado a transformação desses homens medrosos, que negaram Jesus e O abandonaram na hora de Sua morte, em homens que “viraram o mundo de cabeça para baixo” com a sua pregação?

2. Jesus disse que ressuscitaria e Ele nunca mentiu. Leia novamente os versículos de João 10 e 11, da questão 7.

3. Deus havia falado no Velho Testamento que o Messias ressuscitaria. Leia Salmo 16.10.

CONCLUSÃO:

Leia estas citações do livro, Mais Que Um Carpinteiro por Josh McDowell:

Prof. Thomas Arnold, Diretor Escola Rugby, indicado para ocupar a catedra de História moderna em Oxford:

“Tenho estado, há muitos anos, a estudar as histórias de outras épocas e a examinar o peso da evidência apresentada por aqueles que têm escrito a respeito delas, e desconheço qualquer outro fato histórico que seja provado por evidências melhores e mais amplas, por evidências de toda sorte, para o entendimento do pesquisador sincero, do que o grande sinal que Deus nos concedeu, de que Cristo morreu e ressuscitou, de entre os mortos.”

Dr. Simon Greenleaf – uma das maiores inteligências em questões de direito, nos Estados Unidos. Um dos mais famosos mestres do direito, da Universidade de Harvard. Sucedeu ao Juiz Joseph Story no curso de Código Danês na Universidade de Harvard. H.W.H. Knotts diz o seguinte a seu respeito no Dicionário Biográfico Americano: “Aos esforços de Story e Greenleaf deve-se a proeminência atingida pela Faculdade de Direito de Harvard, e sua elevada posição entre as melhores escolas de direito dos Estados Unidos.” Quando ainda lecionava em Harvard, Greenleaf escreveu uma obra na qual examina o aspecto legal do testemunho dos discípulos quanto a ressurreição de Cristo. Ele observa que era impossível que os apóstolos “houvessem persistido na afirmação das verdades que narravam, se Jesus não houvesse realmente ressuscitado dentre os mortos, e eles tivessem conhecimento desse fato, com a mesma certeza que tinham de qualquer outro fato.” Greenleaf concluiu que a ressurreição de Cristo é um dos eventos históricos mais bem apoiados por evidências, de acordo com as regras da evidência legal ministradas nas cortes de justiça.

Frank Morrison, advogado que dispôs-se a refutar as evidências favoráveis à ressurreição. Ele pensava que a vida de Jesus era uma das mais belas existências, mas com relação à ressurreição, acreditava que alguém anexara um mito à história de Jesus. Sua intenção era escrever um relato dos últimos dias da vida de Cristo, mas iria, naturalmente, desconsiderar a ressurreição. Acreditava que um exame inteligente e racional de Jesus teria que ignorar Sua ressurreição. Entretanto, ao examinar os fatos com sua visão e formação de homem de leis, teve que mudar de ideia. Eventualmente, ele veio a produzir uma obra que se tornaria um bestseller: Quem Removeu a Pedra? ( Who Removed the Stone?). O primeiro capítulo da obra intitula-se: “O livro que se recusava a ser escrito”, e os capítulos restantes apresentavam decisivamente evidências da ressurreição de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário