quarta-feira, 29 de junho de 2011

Evidência de Jesus – O que a arqueologia revela?

Evidência de Jesus – O que a arqueologia revela?

Quando se trata de arqueologia, há alguma evidência de Jesus? Temos locais ou artefatos reais que testemunharam a verdade histórica de Jesus Cristo? Surpreendentemente, ao longo das últimas décadas, evidências significativas que revelam a vida, o ensino, a morte e ressurreição de Jesus têm sido descobertas!

Evidência de Jesus – Sua vida e ministério


As evidências de Jesus começam com o local de seu nascimento em Belém. A Igreja da Natividade é geralmente considerada um local histórico confiável, com o tradicional lugar do nascimento de Cristo sendo marcado pelo ornamento da estrela de Belém. Colinas cheias de rebanhos de pastores ainda cercam a pequena cidade.

No mar da Galileia, Nazaré, a cidade da infância de Cristo, ainda está ativa hoje. Além disso, portos primitivos correspondentes ao registro bíblico foram localizados em ciclos recentes da seca. Na verdade, um barco de pesca galileu do primeiro século foi recentemente desenterrado da lama e preservado. Embora não tenhamos nenhuma ideia a quem o barco pertencia, ele coincide com o registro bíblico sobre as embarcações utilizadas pelos discípulos de Cristo.

Cafarnaum, cidade frequentemente visitada por Jesus, é amplamente escavada e protegida. Locais específicos de interesse incluem a sinagoga de Cafarnaum, onde Jesus curou um homem com um espírito imundo e pregou o sermão do pão da vida, e a casa de Pedro, onde Jesus curou a sogra de Pedro e outros.

Outros lugares arqueológicos envolvidos no ministério de Cristo incluem Kursi (o milagre suíno), Tabgha (pães e peixes), o Monte das Bem-aventuranças (Sermão da Montanha), Cesareia de Felipe (confissão de Pedro) e o poço de Jacó onde Jesus falou à mulher samaritana .

Em Jerusalém, ainda vemos as fundações para o Monte do Templo judaico construído por Herodes, o Grande. Outros lugares impressionantes em Jerusalém incluem "os Passos do Sul", onde Jesus e seus seguidores entraram no Templo, o tanque de Betesda, onde Jesus curou um homem aleijado, e a recém descoberta piscina de Siloé, onde Jesus curou um homem cego.

Evidência de Jesus – Seus últimos dias e Crucificação


A evidência de Jesus nos eventos que levam à sua crucificação começa por todo o Vale do Cedrom em Jerusalém, no Monte das Oliveiras. Lá podemos caminhar por antigas oliveiras no Jardim do Getsêmani, onde Jesus orou antes de sua captura. Então, podemos olhar por todo o Vale do Cedrom e a Porta Dourada, onde Cristo entrou em Jerusalém para o seu julgamento, espancamento e morte.

Em outros lugares, encontramos mais evidências de Jesus e dos líderes que presidiram o Seu julgamento e crucificação, inclusive uma inscrição que menciona o procurador romano da época, Pôncio Pilatos, e os ossos do sumo sacerdote judeu do tempo, Caifás, conservados em um ossuário ornamentado (caixa óssea). A evidência continua por toda a Jerusalém, onde podemos visitar o lugar da sentença de Pôncio Pilatos, chamado de Gábata, e em seguida andar na Via Dolorosa, onde Cristo carregou sua própria cruz para o Calvário. A enorme Igreja do Santo Sepulcro é considerada pela maioria dos estudiosos um lugar histórico confiável que abrange os locais históricos da crucificação e sepultamento de Cristo. Incrivelmente, um osso de calcanhar de 2,000 anos de idade perfurado por um prego de ferro foi descoberto recentemente em um cemitério de Jerusalém, esclarecendo ainda mais a prática da crucificação pelos romanos do primeiro século.

Evidência de Jesus – E a Sua ressurreição?


A evidência de Jesus em locais e artefatos antigos culmina com um túmulo vazio bem fora das muralhas de Jerusalém. Embora não saibamos o local exato do túmulo de José de Arimateia, o local tradicional, conhecido como Jardim da Tumba, fornece uma imagem maravilhosa. Mais tarde, na estrada para Emaús, temos a imagem do Cristo ressuscitado caminhando com dois homens tristes e deprimidos que tinham acabado de perder o seu líder -o tão esperado Messias- poucos dias antes. Que acontecimento poderia causar que um punhado de camponeses assustados e escondidos iluminassem o mundo antigo com a proclamação ousada de Jesus Cristo? Nada menos do que a ressurreição de Cristo poderia ter transformado essas pessoas - as evidências de Jesus depois de Sua morte e ressurreição são

Nenhum comentário:

Postar um comentário